Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Português que fugiu da Inglaterra após estuprar jovem é preso em PE

Estrangeiro, procurado pela Interpol, foi capturado por agentes da PF. Ele residia em Jaboatão dos Guararapes e é casado com pernambucana.

Publicado por Proudhon Mocelin
há 8 anos

Um português foragido da Justiça da Inglaterra e procurado pela polícia em todo o mundo por estupro de uma adolescente foi preso em Pernambuco. A ação, realizada na quarta-feira (11), em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, teve a participação de agentes da Polícia Federal, que atuam em parceria com a polícia internacional, a Interpol. O estrangeiro, em conversa informal com os policiais, negou o crime e alegou que o ato sexual teve consentimento da jovem.

Segundo informações repassadas pelo governo da Inglaterra, em 2010, o português praticou ato libidinoso com uma menor de 14 anos. Por isso, foi condenado, em 2013, a 11 anos de reclusão por estupro de vulnerável. O fato, de acordo com o governo inglês, ocorreu no dia 6 de dezembro e acabou sendo revelado a partir do depoimento de um psicólogo

O profissional acionou a polícia e informou ter atendido uma adolescente que contou a seguinte história: ela conheceu um homem, pela internet, que dizia ter 15 anos de idade. Ao marcar um encontro, de acordo com o relato do psicólogo, a jovem descobriu que estava se relacionando com um adulto. A adolescente contou ao profissional que entrou no carro do português, onde ocorreu o ato libidinoso.

O estrangeiro chegou ao Brasil em 2012. Na época, no país europeu, respondia ao processo em liberdade. Ao perceber que seria condenado e teria a prisão decretada, fugiu do Reino Unido para o Brasil. Ele tem 44 anos e casou com uma pernambucana. Vive em situação legal e era considerado pela Interpol um caso de alerta vermelho. Ou seja, exigia prioridade.

A partir de informações da Europa, os agentes da PF em Pernambuco cruzaram dados e localizaram a residência do português. Para capturar o estrangeiro, a Justiça da Inglaterra enviou ao Brasil um pedido de prisão e extradição. O Ministério da Justiça concordou e o caso chegou ao Supremo Tribunal federal (STF). No dia 26 de abril deste ano, o ministro Gilmar Mendes determinou o cumprimento do mandado de prisão.

A captura do português foi comunicada aos consulados da Inglaterra e de Portugal. Em seguida, a polícia levou o estrangeiro para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, área central do Recife, para a realização de exame de corpo de delito. Ele está no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana, onde vai aguardar os trâmites legais para a extradição para a Inglaterra.

Este é o primeiro estrangeiro preso, este ano, pela Polícia Federal no Recife, nestas circunstâncias. No ano passado, foram três casos de capturas de pessoas procuradas ao redor do mundo pela Interpol

fonte: g1

  • Sobre o autorEstudante
  • Publicações42
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações129
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portugues-que-fugiu-da-inglaterra-apos-estuprar-jovem-e-preso-em-pe/337548778

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)